CONSÓRCIOS DE SAÚDE DE SANTA CATARINA VISITAM O CONIMS EM PATO BRANCO
Onde Estou : Início > Notícias

Na última sexta-feira (6), a Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Santa Catarina (Acissc) visitou o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), com sede em Pato Branco.

Presidida pelo prefeito de São Lourenço do Oeste e também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-Amosc), Rafael Caleffi, a associação é composta por 13 consórcios públicos — cujos presidentes e secretários executivos participaram do encontro.

Segundo Caleffi, a Acissc foi criada há cerca de dois meses, sendo que o objetivo da visita foi o compartilhamento de ideias. “Viemos trocar informações, buscando o que é importante e deu certo aqui em Pato Branco [que nós de São Lourenço do Oeste fazemos parte] e tentar levar aos demais consórcios”.

Para o presidente do Conims e prefeito de Sulina, Paulo Horn, embora cada estado tenha sua peculiaridade, visitas técnicas como essa são bastante válidas.

“Pois têm muitas informações, tecnologias ou trabalhos diferentes sendo realizados aqui, que lá não fazem. Ao mesmo tempo, é uma forma de também aprendermos algumas situações que ocorrem nos consórcios de Santa Catarina, que podemos aplicar aqui”, avalia, destacando a importância desse relacionamento entre os estados.

Pontos

Durante a visita técnica foram apresentados todos os serviços executados no consórcio, como consultas e exames. Entretanto, a secretária executiva do Conims, Ivete Lorenzi, relata que “o setor de compras, de licitações é onde os municípios têm mais dificuldade. Como o Conims já tem uma estrutura bem organizada, que supre toda a demanda dos municípios, esse foi o principal foco das explicações, mas foram apresentados todos os serviços que oferecemos”.

Aniversário

Na quinta-feira (5), o Consórcio Intermunicipal de Saúde completou seu 27º aniversário. Para a secretária executiva, é uma caminhada gratificante, “porque hoje percebemos quantas pessoas são atendidas, quantas têm a sua vida melhorada”.

Ivete lembra que se não houvesse o Conims e os municípios estivessem isolados, em muitos casos, “não teriam a oportunidade de oferecer todos os serviços que há aqui. Mas, de forma consorciada, esses serviços ficam com um custo aceitável e de acesso facilitado a toda a população”.

Segundo a secretária, o consórcio hoje atende 21 municípios, dos quais 13 são do Sudoeste do Paraná e os demais do Oeste catarinense. Somadas as populações de todos eles, a área de abrangência ultrapassa 180 mil pessoas.

“Hoje podemos dizer que praticamente 100% desses municípios encaminham tudo ao consórcio. Tanto na parte de consultas, exames, como aquisição de insumos, materiais, medicamentos. Então é uma dependência grande do consórcio. E isso é uma satisfação muito grande, em podermos colaborar com os municípios”.

Para o presidente do Conims, foram muitas dificuldades enfrentadas pelo consórcio nesses 27 anos. “Mas, aos poucos, foi se estruturando. Já evoluiu bastante, com vários serviços prestados. Então só temos a agradecer a todas as pessoas que contribuíram; aos municípios, que fazem parte; e aos trabalhadores do consórcio, para que consigamos cada vez nos estruturarmos melhor e atendermos à população”, finaliza Horn.

Fonte: Paloma Stedile/Diário do Sudoeste
https://diariodosudoeste.com.br/regiao/consorcios-de-saude-de-santa-catarina-visitam-o-conims-em-pato-branco/

Voltar
Confira as Últimas Notícias