Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Outubro Rosa: Conscientização e Prevenção Contra o Câncer de Mama
Onde Estou : Início > Notícias

O mês de outubro é marcado por uma campanha de extrema importância para a saúde da mulher: o Outubro Rosa. Este movimento visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é um dos tipos mais comuns da doença e representa uma das principais causas de morte entre as mulheres. Por meio da campanha do Outubro Rosa busca-se informar sobre a importância da realização periódica do autoexame e da mamografia, exame fundamental para identificar lesões ainda em estágios iniciais, aumentando significativamente as chances de cura.

Esse ano, o slogan da campanha é "Eu cuido das minhas mamas todos os dias. E você?", o qual tem por principal objetivo despertar nas mulheres o cuidado diário, realizando o autoexame regularmente, estando em alerta para qualquer alteração nas mamas.

Os esforços do Outubro Rosa não se limitam apenas à conscientização, pois diversas instituições de saúde e organizações não governamentais promovem eventos, palestras e ações para oferecer suporte às mulheres que enfrentam a doença e suas famílias.

Vale destacar que o Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um movimento global que busca sensibilizar a sociedade sobre a prevenção e a detecção precoce como ferramentas poderosas na redução do impacto desta doença. A participação ativa de todos contribui para um futuro onde o câncer de mama seja uma preocupação cada vez menor.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde, dispõe aos municípios consorciados um atendimento em oncologia, sendo o foco das consultas complementar o tratamento já realizado, não havendo interferências e sim, oferecer um atendimento humanizado em que o paciente é ouvido em seus anseios e angústias, tanto em relação ao próprio tratamento, quanto a dor, a dieta, entre outros. Além disso, esse acompanhamento auxilia no controle de sintomas e melhora da qualidade de vida, o qual pode e deve ser realizado em todas as fases do tratamento oncológico, dando ao paciente, suporte integral e acolhedor, o que impacta na sensação de bem-estar, contribuindo, inclusive com a expectativa de vida.

 

“Juntos na luta contra o câncer. ”

Voltar
Confira as Últimas Notícias